Os Deuses da África

Olha a gente aqui de novo leitores ;]


E dessa vez com um novo e interessante tema: "Os Deuses da África". Sentiu a emoção?!

Cada tribo de cada região da África cultuava suas próprias divindades, e por isso a quantidade de deuses existentes na África é imensa.
Muitos acham que os orixás (divindades) cultuados no Brasil pelos negros são todos os deuses africanos, o que está completamente ERRADO, pois são mais de 600 divindades que formam os cultos africanos.
Então, como ninguém aqui é obrigado a ficar lendo sobre os 600 deuses do continente africano, fizemos um top list dos 10 mais importantes (: Curtiu?!

1. Oxalá
Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Separou o mundo material do espiritual. Muito respeitado, tanto pelos devotos humanos quanto pelos demais orixás, ajudou Olodumaré a criar o homem e o princípio da vida. 


2. Olodumaré (Olorum)
Olodumaré criou o mundo material e tudo que está nele, inclusive o homem. Para ajudá-lo nessa tarefa, Olodumaré criou também os Orixás, que se concretizaram associados às forças da natureza e seus elementos, manifestando-se através desses.


3. Ogum
Forte e corajoso, é conhecido como orixá da guerra e do fogo. Criou o ferro, a tecnologia e a metalurgia. Por isso, é padroeiro de todos os que manejam ferramentas. Seu símbolo é a espada.


4. Xangô
Senhor dos raios e dos trovões. Durante sua vida na Terra foi rei de Oyó, uma das principais cidades de língua iorubá. Por esse motivo, quando seus filhos o incorporam usam uma coroa.


5. Oxum
É a senhora das águas doces, dos lagos e das cachoeiras. É tida como bela, vaidosa, rica e sensual. É a orixá que regula o amor e o poder de gestação das mulheres.


6. Oxumarê
Tem a forma de arco-íris e liga o céu e a terra. Controla a chuva, a fertilidade do solo e a prosperidade propiciada pelas colheitas. É masculino e feminino ao mesmo tempo.


7. Ossaim
Deus das folhas e das ervas medicamentosas. Seus sacerdotes conhecem as palavras que ativam o poder de cura das plantas. Segunda e sábado também são dias desse orixá. 


8. Iemanjá
Reconhecida como mãe de todos os outros orixás, é a deusa das águas. Rege o equilíbrio emocional e a loucura. Destaca-se pela feminilidade, generosidade e maternidade.


9. Obaluaiê
É o orixá das epidemias e também da cura. Traz em seu corpo as marcas das doenças que carrega, por isso precisa se esconder atrás de um chapéu de palha em forma de manto.


10. Iansã
Dirige ventos, raios, tempestades e a sensualidade feminina. Representada sempre como uma guerreira, é senhora dos espíritos dos mortos, que encaminha para o outro mundo.


Muito legal né!
Nos vemos mais tarde pequeninos (:

Beijinho

0 comentários:

Postar um comentário