A Brilhante Culinária da Ásia

Oi pessoal!!
Prontos pra outra aventura gastronômica?!
Então preparem-se, pois este maravilhoso mundo comestível da Ásia é de dar água na boca.. Huum..

Nos países do Sudoeste Asiático, o noodle (corresponde ao nosso famoso miojo, kk), vegetais e frutos do mar são a base de tudo. Mas a base de tudo mesmo!
Na Tailândia, por exemplo, o carro chefe é o Pad Thai, uma típica mistura de noodles, vegetais e um determinado tipo de carne. Está no menu dos restaurantes e claro, nas famosas barraquinhas de rua!



Já na Malásia, a “base” culinária muda um pouco, com muita influência principalmente da culinária indiana.
Porém, como a Malásia é um país muçulmano, a maioria da população não come carne de porco. Assim, se você passar pela Malásia um dia, com certeza vai provar um cachorro quente de frango, um hambúrguer de peru defumado e uma pizza de pepperoni (desde que a carne não se origine do porco).


No Vietnam, a “base” culinária também é composta por vegetais e frutos do mar, porém em uma versão mais fresca e mais leve.
Por exemplo, o “rolinho primavera de Hanoi” é totalmente fresco, pois é feito com ingredientes crus e ainda não é frito!

Há também o famoso “fondue vietnamita”, uma espécie de sopa cheia de temperos e pimentas, onde, de pouco a pouco, você afunda os vegetais, juntamente com o noodle, o tofu e a carne e come separadamente junto com outros tipos de molho.


Na China o arroz ocupa um lugar central nos hábitos gastronômicos, assim como nos países que a circundam também.


Já na cozinha japonesa impera o peixe e os pratos mais conhecidos são o sushi e o sashimi, à base de peixe cru.


Na Índia dificilmente se encontra carne, especialmente a de vaca. A grande variedade de pratos é vegetariano, temperados com especiarias. Cúrcuma, assa-fétida, gengibre, açafrão, hortelã, mostarda, noz-moscada, coentro, cominho, entre tantas outras, dão aromas e sabores únicos. Os hindus chamam de curry (kari) os ensopados condimentados.


Nos países árabes existem algumas proibições alimentares. Em Israel, por exemplo, consome-se o hummus, uma massa de grão-de-bico.


Já no Nepal, é comum a manteiga feita à base do leite do búfalo fêmea.


É pessoal, a Ásia guarda um grande paraíso gastronômico, GRANDE mesmo! Tão grande que eu vou ficando por aqui, porque é impossível falar das preciosidades comestíveis de todos os países da Ásia sem sentir no mínimo uma fominha... rsrs

Até o próximo post pessoas da Terra ;)

Beijo beijo
Tumblr_lncfxj6lyz1qhqhtfo1_500_large

0 comentários:

Postar um comentário