O atual Egito


Oii!!!

Estão prontos para embarcar em mais uma viagem, quer dizer conhecer o atual Egito, isso porque nas postagens anteriores falamos do antigo Egito, aquele dos tempos de faraós, construção das pirâmide, deuses e blá blá blá...
Então Let's Go?

O Egito é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um estado transcontinental.
Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egito limita a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo.
O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 81.121,07 milhões de habitantes (2010), vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O da Líbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, têm muito pouca população. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.
O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. A sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.

DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 1.001.449 km²
CAPITAL: Cairo
POPULAÇÃO:  78,7 milhões (estimativa 2009)
MOEDA:  libra egípcia
NOME OFICIAL : República Árabe do Egito (al-Jumhuriya Misr al-'Arabiya).
NACIONALIDADE: egípcia
DATA NACIONAL: 23 de julho (Aniversário da Revolução)

GEOGRAFIA DO EGITO:
LOCALIZAÇÃO: nordeste do Continente Africano
FUSO HORÁRIO:  + 5 horas em relação à Brasília
CLIMA DO EGITO : árido subtropical.
CIDADES DO EGITO (PRINCIPAIS): Cairo, El Gîza, Alexandria.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: árabes egípcios 98%, árabes beduínos 1%, núbios 1% (dados de 1996).
IDIOMA: árabe (oficial)
RELIGIÃO: muçulmanos 91%, cristãos 8% (em 2005).
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 82 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,9% ao ano (1995 a 2000)
TAXA DE ANALFABETISMO:  29% (estimativa 2008).

RENDA PER CAPITA: US$ 6.200 (estimativa 2010).

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, trigo, cana-de-açúcar, milho, tomate.
Pecuária: búfalos, ovinos, caprinos, aves
Mineração: petróleo, gás natural, manganês, sal de fosfato, minério de ferro, urânio, carvão.
Indústria: alimentícia, refino de petróleo, têxtil.
PIB: US$ 497,8 bilhões (estimativa 2010)

Com certeza quem tem o privilegio de conhecer o Egito, terá uma experiência maravilhosa que será recordada para o resto da vida. Isto porque a cerca de 2.000 anos a cultura egípcia tinha como base a imortalidade da alma, o que acarretava o principio fundamental da civilização, que era embalsamar os reis mortos e construir monumentos, templos e mortuários que tivesse uma duração eterna, e zelassem pelos seus reis mortos e faraós, que para o povo egípcio deveriam ter o descanso que mereciam, assim trabalhavam involuntariamente.

Se você tem interesse em conhecer os lugares turísticos no Egito e já está preparado para gastar um dinheirão com isso, saiba que você está muito enganado! Pois no Egito, o custo de vida é semelhante ao do Brasil, deixando a mais para você apenas o custo da passagem aérea! Ao se programar para uma viagem que expande sua imaginação e o deixa maravilhado com tudo o que vê, o melhor a se fazer é pesquisar a sua programação e os principais pontos que você queira visitar, sem se esquecer de uma coisa muito importante que são as pirâmides de Gizé, que tem a entrada permitida até as 16h.

Então com vocês os melhores lugares para visitar quando você for ao Egito:

1- Pirâmides de Gizé



A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, é a mais antiga das Sete Maravilhas do mundo antigo – e a única que ainda existe. Erguida em 2550 a.C., foi trabalho para muita gente. Estima-se que 100 mil homens tenham participado de sua construção, que levou cerca de 20 anos. Eram homens livres, pagos muitas vezes com comida e cerveja.
Três construções formam o complexo conhecido como Pirâmides de Gizé. Mas apenas a maior, a Grande Pirâmide, é considerada uma das maravilhas. Ela foi construída pelo faraó Quéops (seu nome egípcio era Khufu; Quéops é o nome grego, mais famoso) para ser sua tumba, no platô de Gizé, perto do Cairo. Suas dimensões são monumentais: 137 metros de altura – originalmente eram 147 – e 227 metros em cada lado da base. Ela foi a construção mais alta do mundo até a Torre Eiffel, em Paris, ser inaugurada, em 1889.


2- Vale dos Reis



O Vale dos Reis é o lugar de descanso dos principais Faraós do Novo Império. Ele fica localizado em um grande vale cheio de montanhas no Egito, localizado na margem ocidental do Nilo, próximo de Luxor (antiga Tebas). O vale tem dois lados, o lado ocidental (Oeste) e o oriental (Leste), sendo que as tumbas mais famosas estão no lado leste. Nessas tumbas encontram-se os mais belos trabalhos da mitologia egípcia.
A maioria das tumbas foram violadas por ladrões durante muito tempo, porém a KV62, tumba de Tutankhamon, foi encontrada por Howard Carter e continha o mais belo tesouro arqueológico já visto no mundo. Dessa descoberta surgiram muitas teorias e idéias malucas (como a maldição do faraó) que de certa forma contribuíram para o interesse e a popularização do antigo Egito.
O Vale dos Reis atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Egito. Algumas tumbas estão fechadas visando a preservação, já que com a quantidade de turistas que as tumbas recebiam diariamente estava ocorrendo a deterioração das mesmas. Há também explorações no local, e recentemente (2006) foi anunciado a descoberta de uma nova tumba; a KV63. As principais decorações da tumba envolvem o livro dos mortos, o livro dos portões, o livro das cavernas e o amduat.


3- Vale das Rainhas



O Vale das Rainhas é o lugar de descanso das principais rainhas do Novo Império, principalmente da XIX e XX dinastias. Ele fica localizado na margem ocidental do Nilo próximo de Luxor (antiga Tebas). Assim como no Vale dos Reis, cada tumba do vale é identificada com a sigla de inicio em inglês do vale (QV – Queen’s Valley). Uma das tumbas mais importantes e decoradas é da rainha Nefertari, uma das esposas de Ramsés II. Tumba essa que precisou passar por uma restauração para evitar as ações do tempo.
A maioria das tumbas são formadas por uma antecâmara, um corredor e uma câmara funerária. Algumas tumbas ainda possuem pequenas salas laterais que eram usadas para guardar parte dos móveis. São também encontradas nas paredes e tetos o livro dos mortos e o livro dos portões.


4- Mesquita do Sultão Hasan

Cairo, Egito

Uma das maiores do mundo graças a seus 7.900 m² de extensão. É um dos edifícios de origem mameluco mais importantes de toda a cidade e foi construído entre 1356 e 1363.

5- Mesquita de Ahmad Ibn Tulun



A Mesquita de Ahmad Ibn Tulun é a mesquita mais antiga da cidade, construída em 879, e a que se encontra em melhor estado de conservação. Ordenada construir pelo general Ahmed ibn Tulun, a mesquita se converteu em um referente do Oriente e em uma das mais importantes desse momento. Ocupa 2,4 hectares e a única parte que tem sido sensivelmente restaurada é o mihrab, mas mantendo elementos originais como o arco, os suportes e a configuração em geral.

6- Torre do Cairo

Ficheiro:Cairo, Tower of Cairo, Egypt, Oct 2004.jpg


A Torre do Cairo é uma torre de televisão de concreto edificada na cidade do Cairo, Egito. Foi construída no moderno distrito de Zamalek, cercado pelo rio Nilo.
Com mais de 180 metros, a torre do Cairo é 43 metros mais alta que a Grande Pirâmide de Gizé, localizada a 15 km ao sul. é também um dos principais pontos turísticos do Cairo.
Foi construída nas décadas de 1950 e 1960 com o objetivo inicial de convencer o mundo ocidental que os egípcios podiam erguer a Represa de Assuã. Foi concebida pelo arquiteto egípcio Naoum Shebib em forma de uma Flor-de-Lotus, planta símbolo do Egito.
A torre também possui um restaurante rotativo que proporciona uma vista de toda a região do Cairo. A rotação do restaurante dura aproximadamente 70 minutos.

7- Templos de Luxor


O Templo de Luxor é um dos mais fascinantes templos no Egito situado na margem oriental da cidade de Luxor e estende-se do norte para sul. Foi construído pelo rei Amenhotep III (Neb-Maat-Ra) quem era um dos grandes monarcas da dinastia XVIII, e reinou quase entre 1397 a 1360 a.C. O templo foi dedicado à tríade de Tebas; Amon, Mut e Khonsu. O rei Ramsés II (1290-1223 a.C) adicionou à construção original um grande pátio aberto , um pilono, dois obeliscos e estátuas perante o pilono. O nome deste templo foi “ Ipt-Rsyt” provavelmente significa o santuário meridional, diferenciando-se do santuário Setentrional de Amon que, supostamente, é o templo de KarnaK.

8- Museu Copta

Ficheiro:GD-EG-Caire-Copte075.JPG

O Museu Copta é um museu na parte copta da cidade do Cairo, no Egito, e que aloja a maior coleção de artefatos Cristãos Egípcios do mundo. Foi fundado por Marcus Simaika Paşa em 1910 para alojar antiguidades Coptas. O museu segue a história da Cristianismo no Egito desde os primórdios até hoje. O prédio foi erguido num terreno de 8.000m² oferecido pela Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria sob a guarda do Patriarca (ou Papa) Cirilo V.

9- Igreja Suspensa


Localizada ao sul do Cairo, a Igreja Suspensa é a mais antiga da região de Misr Algadima, e seu nome em árabe, Al Mouallaga, deve-se pela sua construção ter acontecido nas ruínas de torres de uma fortaleza, na antiga Babilônia. Foi erguida no ano 98 d.C.

Consagrada a Virgem Maria e a Santa Damiana, a igreja foi reconstruída e renovada diversas vezes, mas contém 110 ícones, sendo os mais antigos do século VIII,  possuindo teto de madeira em forma da arca de Noé e medindo 23,5 metros de comprimento, por 18,5 metros de largura e 9,5 metros de altura.
A Igreja Suspensa possui nove altares, três deles situados na área principal do santuário, três no santuário localizado à direita, um no santuário da Capela do Santo Etíope Tecla Hymanot e mais recentemente, dois altares foram descobertos na seção setentrional da construção.


Ahh..... chegou ao fim o post de hoje

Não podemos deixar de falar que o Egito realmente é um país maravilhoso e que se você um dia ganhar muito dinheiro na vida, diferente de mim, NÃO deixe de visitar o Egito certo?

Xau e beijinhos!



Creditos: aquiaquiaqui e aqui

Um comentário: