Os deuses do Egito e a moda

Voltamos com mais um post sobre o Egito!!
E dessa vez vamos falar dos deuses egípcios, vocês conhecem todos?

MITOLOGIA EGÍPCIA E RELIGIÃO


No Egito Antigo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. Poderiam, por exemplo, estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. As cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.

Nome do deus(a) -  O que representava respectivamente

-  Sol (principal deus da religião egípcia)


Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua

Anúbis - os mortos e o submundo


Bastet - fertilidade, protetora das mulheres grávidas


Hathor - amor, alegria, dança, vinho, festas


Hórus - céu


Khnum - criatividade, controlador das águas do rio Nilo


Maat - justiça e equilíbrio

Ptah - obras feitas em pedra


Seth - tempestade, mal, desordem e violência


Sobek - paciência, astúcia


Osíris - vida após a morte, vegetação


Ísis - amor, magia


Tefnut - nuvem e umidade


Shu - ar seco, luz do sol


Geb - terra


Deusa do céu Nut e Geb com a cabeça de uma serpente.

Nut - representava o céu, aparece muitas vezes na forma de uma vaca



ARTE EGÍPCIA

INTRODUÇÃO

As artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.

PINTURA EGÍPCIA

Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).
As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).

ESCULTURA EGÍPCIA

Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.

ARQUITETURA EGÍPICIA

Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra, utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado.



CURIOSIDADES SOBRE O EGITO ANTIGO

- Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.

- No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.

- No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.

- Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.

- As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.

- Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.

- As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.

- As meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.

- Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.

- Os sarcófagos dos faraós eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.

- O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito.

- No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente.

- As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.

- Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.

- Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.

MODA

No Egito a forma como as pessoas se vestiam variava conforme a hierarquia social. Os acessórios eram também diferenciadores sociais. A vestimenta básica era o Chanti usada por homens, como uma saia, e por mulheres, longo, cobrindo todo o corpo.
Os escravos apenas usavam branco.
As classes baixas vestiam-se de modo simples, com pouca roupa.

O povo andava descalço ou com sandálias. O traje da classe alta, mais concretamente do faraó e da sua corte, era o Kalasyris. Era uma túnica larga de linho muito fino e transparente, ornamentado com ouro e pedras preciosas especialmente turquesas e lápis-lazul. Quando se deixava a descoberto o dorso masculino, colocava-se uma roupa complementar de nome Neket que se assemelha a um cinto de forma triangular feito de linho e com pedras preciosas a adornar. Também se usava como complemento o Hosch que era uma espécie de pequena capa que se usava sobre os ombros e o peito.

As mulheres tinham como traje principal a Loriga que tinha uma forma tubular muito justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes à malha. Como complemento usava-se a Túnica de Ísis sendo esta uma espécie de manto em forma retangular  Elas eram, também, adeptas da maquilhagem onde o olho era marcado com linha preta e sombra verde.
No que tocava a penteados, devido ao forte calor da região e ao facto do piolho ser uma praga local, homens e mulheres usavam o cabelo rapado e perucas no seu lugar e como medida higiênica removiam os pelos corporais.

As classes altas usavam perucas de vários cortes e ornamentos muito inspirados na religião.
As jóias utilizadas tinham como principal função expressar a devoção religiosa.

Kalasiris

Papiro com a rainha Nefertari usando um kalasiris com capa transparente
e a deusa Isis usando um kalasiris justo multicolorido.
Era uma túnica longa usada por cima do chanti para os homens, e por cima de uma tanga para as mulheres, amarrada com uma faixa ou um cinto na cintura. Os kalasiris femininos geralmente não cobriam os seios, que ficavam à mostra mesmo, e eram feitos de linho muito fino e transparente, dando a impressão de estarem quase nuas.

A diferença de comprimento também variava de acordo com o sexo. Os masculinos geralmente iam até os joelhos, e os femininos até os tornozelos. Os kalasiris poderiam ser de diversos modelos, e poderiam ser adornados com cintos coloridos, e usados uma capa curta, muito fina e transparente, que cobriam graciosamente os seios.

Chanti

Era uma espécie de "saia" amarrada na cintura, presa com um cinto, geralmente usada sobre uma tanga ou com um triangulo protegendo as genitais.
Mulheres não usavam chanti, essa era uma peça de roupa exclusivamente masculina.
A única mulher de quem se tem noticia de ter usado um chanti foi a Rainha Hatshepsut, que assumiu toda a vestimenta do faraó para se afirmar como única governante do Egito.

Tutankhamon usando um chanti e Ankhesenamon usando um kalasiris

Créditos: aqui
É isso!
Beijos mochileiros



0 comentários:

Postar um comentário